Imprimir PDF Republicar

Mundo

Veredas do sertão africano

Uma parceria entre a Agência Espacial Européia (ESA) e a organização não-governamental Médicos sem Fronteiras produz mapas talhados para orientar voluntários de entidades humanitárias que atuam em regiões paupérrimas ou conflagradas. Trata-se do projeto Human (Medical Humanitarian Disaster Mapping Service), que desde 2003 fornece sob encomenda mapas construídos com base em imagens de satélite.

A novidade é que as próprias organizações não-governamentais agora podem produzir seus mapas, utilizando um banco de dados on-line da ESA. A princípio, a experiência se limita ao território africano, mas a idéia é estender a cobertura para a Ásia e as Américas Central e do Sul. Além das funções convencionais de navegação, como ampliação em detalhes, o usuário pode fazer buscas e identificar estradas, rios, cidades e aeroportos.

Também pode personalizar o mapa, incluindo logotipos, anotações e pontos de interesse. Por um período de teste, o banco de dados oferece gratuitamente as informações para entidades humanitárias. No futuro, os custos deverão ser divididos entre todos os clientes do serviço. (ESA News, 30 de novembro)

Republicar