Imprimir PDF Republicar

Patentes

Ganhos das plantas e do homem

Um pesticida natural que pode ser aplicado em sementes e plantações de feijão para eliminar bactérias, fungos e, principalmente, inibir o aparecimento do caruncho que traz sérios prejuízos a essa cultura agrícola. Inerte aos humanos e ao ambiente natural, o princípio ativo desse pesticida foi desenvolvido pela equipe da professora Maria Luiza Vilela Oliva, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a partir da extração de um peptídeo (proteína pequena) da árvore pata-de-vaca (Bauhinia sp.), da flora brasileira.

Essa proteína, além de eliminar os insetos e microorganismos por meio tradicional (pela respiração), aciona mecanismos que inibem a atividade de enzimas digestivas dos carunchos.

Ela induz também a uma resistência orgânica da planta contra os predadores. Outra reivindicação da patente é a eficiência do peptídeo no bloqueio da adesão celular, característica que o leva a ser indicado para uma possível composição farmacêutica para prevenir e tratar doenças que envolvem inflamação e crescimento de células tumorais, inclusive melanomas. A aplicação dessa patente depende agora de licenciamento para empresas dispostas a investir em novos testes e no desenvolvimento final dos produtos agrícolas e farmacêuticos.

Título
Peptídeo YLEPVARGDGGLA e seus derivados
Inventores
Maria Luiza Vilela Oliva, Claudio Sampaio e Misako Sampaio
Titularidade
FAPESP/Unifesp

Republicar