Imprimir PDF Republicar

Mundo

Operação resgate

A Índia vai ressuscitar uma antiga estratégia para conter a fuga de cérebros e fortalecer a pesquisa nas universidades. Trata-se da reedição de um programa, criado em 1984 pela então primeira-ministra Indira Gandhi e desativado em 1992, cujo objetivo é atrair para o país jovens pós-doutores indianos em atividade no exterior. Eles terão a chance de escolher as universidades e laboratórios em que desejam trabalhar.

E receberão salários equivalentes aos de docentes veteranos. Perto de cem cientistas de diversas disciplinas foram repatriados na experiência dos anos 1980, interrompida quando o partido de Indira perdeu a maioria no Parlamento. A iniciativa foi boicotada pelo governo seguinte. Com o fim do programa, boa parte dos cientistas recrutados perdeu regalias e vários acabaram demitidos.

Processos por indenizações e recondução arrastam-se na Justiça. Daksh Lohiya, um dos repatriados demitidos, faz um alerta: “Será difícil convencer pesquisadores a voltar sem que antes se faça justiça aos cientistas que ficaram à míngua”. (SciDev.Net, 29 de novembro)

Republicar