Imprimir PDF Republicar

Mundo

Ameaça à fertilidade masculina

Esta é para os homens: é melhor não deixar o laptop esquentando sobre o colo. Especialistas da Universidade Estadual de Nova York, Estados Unidos, aconselham a limitar o uso de laptops, cujo uso prolongado pode afetar a fertilidade: a elevação da temperatura escrotal causada pelo contato com o computador pode alterar a produção de espermatozóides.

Segundo esse estudo, feito com 29 voluntários de 21 a 35 anos e publicado na Human Reprodution, o uso contínuo de laptop pode aumentar em 2,6oC a temperatura do escroto esquerdo e em 2,8oC a do direito. Outros estudos já haviam associado danos na formação dos espermatozóides e na fertilidade com aumentos de temperatura de 1oC a 2,9oC.

Dessa vez, a equipe de Yefim Sheynkin verificou que após quinze minutos de uso do computador a temperatura escrotal aumenta 1oC, o suficiente para danificar os espermatozóides, já que o organismo precisa manter uma temperatura testicular adequada para manter o desenvolvimento normal das células reprodutoras masculinas. Com esse aumento de temperatura, estima-se que a concentração de espermatozóides possa cair em 40%.

Republicar