Imprimir PDF Republicar

Brasil

Uva para suco adaptada aos trópicos

Se depender dos esforços da Embrapa Uva e Vinho, as terras do Brasil central, onde a soja e a pecuária avançam, poderão abrigar também extensos vinhedos. A unidade da Embrapa, situada em Bento Gonçalves, Rio Grande de Sul, lançou recentemente uma variedade de uva para suco, a BRS Cora, adaptada para as regiões tropicais, onde a viticultura é uma atividade agrícola emergente.

A nova cepa é fruto de 12 anos de pesquisas com melhoramento genético clássico e foi obtida a partir do cruzamento de duas variedades, a Muscat Belly A e a H 65.9.14. Além de ser rica em açúcar, é muito produtiva em zonas quentes. A cada safra, seu rendimento chega a 30 toneladas por hectare, um terço a mais do que o desempenho da Bordô, uma das principais cepas cultivadas no Sul para fazer suco.

“A BRS Cora já começou a ser plantada em áreas comerciais de Goiás, do Vale do São Francisco e do Mato Grosso, onde fizemos a sua validação”, afirma o pesquisador Umberto Almeida Camargo, da Embrapa, coordenador da equipe que desenvolveu a variedade. “Essas regiões são novas fronteiras na produção de uva para suco.”

Hoje o Rio Grande do Sul, estado de clima semitemperado, é o principal fornecedor desse tipo de uva. Em geral, esse produto é uma mistura do sumo das variedades Isabel, Condord e Bordô. A Isabel responde pelo maior volume do blend, sendo a sua base. A Concord melhora o aroma e o sabor da mistura, e a Bordô lhe dá mais cor. Também rica em pigmentos, a BRS Cora, cujo plantio também é recomendado em áreas da Serra Gaúcha e do noroeste paulista, foi criada para substituir a Bordô no blend de suco de uva originário de zonas quentes. A Bordô e a Concord não se adaptam ao cultivo em regiões tropicais.

Republicar