Imprimir PDF Republicar

Mundo

Ecos de alerta

Uma bengala eletrônica desenvolvida pela empresa britânica Sound Foresight ajuda deficientes visuais a deslocar-se com independência e segurança. Batizada de Ultracane, o bastão usa ecos eletrônicos para alertar o deficiente visual do que ele encontrará à frente no seu caminho, como obstáculos e irregularidades nas calçadas e ruas. A novidade também tem a colaboração de pesquisadores da Universidade de Leeds, do norte da Inglaterra, que trabalharam durante seis anos no seu desenvolvimento.

Dean Water, diretor da Sound Firesight e professor da universidade, disse à agência London Press: “Nós nos inspiramos na maneira como o navio percorre um trajeto no mar na escuridão, chamado de ecolocalização”. O sistema de orientação da navegação utiliza o radar e o sonar para localizar objetos que estão à frente. E se baseia no mesmo princípio usado por alguns tipos de morcego que emitem sinais de alta freqüência e captam o eco gerado por eles em diferentes obstáculos.

Dessa forma, eles são capazes de se localizar espacialmente no escuro e interagir com o ambiente. Golfinhos e baleias também usam a ecolocalização. “Colocar essa informação dentro de um modelo que as pessoas podem usar sem esforço consciente não é tão fácil”, relata Water. As vibrações provocadas pelos ecos eletrônicos no cabo da bengala fazem o cérebro trabalhar de forma subconsciente para mapear os arredores de forma semelhante à visão.

Republicar