Imprimir PDF Republicar

Mundo

Os cérebros são mesmo diferentes

Em momentos de agressividade ou hostilidade, a atividade dos neurônios é mais intensa em muitas áreas do cérebro das mulheres que no dos homens, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia em Irvine (UCI), Estados Unidos. Sob o efeito da nicotina, porém, o metabolismo das células nervosas cai bastante nas mulheres e sobe levemente nos homens – as diferenças iniciais praticamente desaparecem.

Os resultados sugerem que a atividade cerebral relacionada a escolhas, atenção, humor, emoção e linguagem é distinta nos homens e nas mulheres, além de fornecer novas evidências de que os cérebros respondem de modo próprio ao mesmo estímulo. O coordenador desse estudo, Steven Potkin, diretor do Centro de Mapeamento do Cérebro da UCI, acredita que esse conhecimento ajudará a entender o comportamento dos fumantes, explicando, por exemplo, por que as mulheres são menos bem-sucedidas quando tentam parar de fumar. Participaram desse estudo 42 mulheres e 77 homens, dos quais 64 eram não-fumantes.

Em um dos testes tinham de participar de um jogo de hostilidade, que permitia ao ganhador controlar o som que seria tocado bem perto do jogador que perdeu – o adversário tinha a oportunidade de retaliar. Os homens retribuíam regulando o som para um toque forte e repentino, como um grito, enquanto as mulheres preferiam um som mais longo, como um resmungo.

Republicar