Morango

Alternativa in vitro

A produção mundial de morango é de 3,1 milhões de toneladas por ano. Estados Unidos, Espanha, Polônia e Japão são os maiores produtores do mundo. No Brasil, a produção anual é de 40 mil toneladas, com destaque para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Dados da Embrapa mostram que a quantidade de matrizes geradas no país é de aproximadamente 760 mil por ano, um número insuficiente para atender à demanda. Por conta disso, os pesquisadores Rafael Ucker Brahm, da Universidade Católica de Pelotas, e Roberto Pedroso de Oliveira, da Embrapa Clima Temperado, resolveram verificar o potencial de multiplicação in vitro de dez cultivares de morangueiro. São eles: Aromas, Bürkley, Camarosa, Campinas, Dover, Milsei-Tudla, Oso Grande, Santa Clara, Sweet Charlie e Vila Nova. “Embora a metodologia de micropropagação de cultivares de morangueiro seja bastante conhecida, pouco se conhece sobre o potencial de multiplicação in vitro das cultivares, o que é importante para o planejamento da produção de matrizes em laboratório”, justificam os autores do artigo “Potencial de multiplicação in vitro de cultivares de morangueiro”. Os pesquisadores ressaltam que as dez cultivares de morangueiro apresentaram elevada variabilidade genética. “Além da cultivar Dover, as cultivares Milsei Tudla e Vila Nova apresentaram os maiores potenciais de multiplicação in vitro”, destacam. “Os menores ocorreram com as cultivares Bürkley, Campinas, Camarosa, Santa Clara e Sweet Charlie”, concluem. Várias doenças, causadas por diferentes espécies de fungos, bactérias, vírus, viróides e micoplasmas, afetam a cultura do morangueiro. “Independentemente da cultivar analisada durante o estudo, a porcentagem média de contaminação obtida ao longo do experimento foi inferior a 1%”.

Revista Brasileira de Fruticultura –