Mundo

Chip analisa proteínas

Um novo sistema de análise de proteínas foi lançado mundialmente pela empresa norte-americana Agilent Technologies. Com um chip acoplado a um espectrômetro de massas, que desempenha as funções de um sistema de cromatografia líquida de alta resolução, é possível identificar os aminoácidos e as proteínas codificadas pelos genes de forma mais rápida, com menos gastos de reagentes e menor quantidade de amostras e de espaço físico. O novo sistema transforma conjuntos complexos de análise com válvulas, colunas e tubos num único chip, menor que um cartão de crédito. A novidade, segundo comunicado da empresa, facilita e acelera os estudos com cânceres e o envolvimento celular dessa doença com medicamentos, entre outros benefícios para grupos de pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa, além da indústria farmacêutica.

Celso Blatt, químico de aplicações da Agilent no Brasil, diz que o novo sistema reduz o tempo de análise de horas para poucos minutos. “No chip cabem de 8 a 40 microlitros de amostra e o fluxo da fase móvel é de 300 nanolitros por minuto contra 1 milímetro por minuto do equipamento convencional”, diz Blatt. “Outra vantagem é a diminuição de um problema cada vez maior que é o descarte de reagentes e solventes com o uso de amostras menores.”