Mundo

Celeiro tecnológico na Inglaterra

Um “nanolaboratório” em um chip. Assim pode ser definido o sensor desenvolvido pela Oxford Nanolabs, uma empresa que nasceu na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Lançada no final de 2005 pela Isis Innovation, braço de transferência tecnológica da instituição, a empresa é a qüinquagésima unidade criada como fruto do esforço tecnológico da universidade.

Desenvolvido inicialmente como um marcador de doenças cardíacas, o sensor possui várias aplicações. Pode ser usado para detecção de moléculas de poluentes de água potável e de agentes químicos usados na fabricação de armas biológicas, além de ser utilizado em pesquisas de seqüenciamento genético. O “nanolaboratório” é baseado em cavidades protéicas porosas e nanométricas estabelecidas em finas membranas. A análise acontece quando a molécula se liga ao nanoporo e recebe um sinal elétrico.

O equipamento é tão sensível que é capaz de identificar a presença de uma única molécula em um determinado composto. O objetivo da Oxford Nanolabs é desenvolver uma série de produtos de última geração a partir dessa plataforma tecnológica de biossensores.