Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Pesquisa clínica para o SUS

Dezessete hospitais de ensino vinculados a universidades vão receber R$ 29,2 milhões até 2007 para modernizar sua estrutura laboratorial e participar de uma rede de pesquisa clínica ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS). O programa, financiado com recursos dos ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia, vai preparar os hospitais selecionados, que se distribuem por nove estados, para desenvolver ensaios clínicos de medicamentos, equipamentos e dispositivos para diagnósticos de doenças.

O programa busca garantir que os estudos clínicos realizados nesses centros respondam a necessidades do SUS, como por exemplo a realização de testes de novos medicamentos para o combate ao vírus causador da Aids ou contra o bacilo da tuberculose. Nos próximos meses serão definidas as normas de funcionamento da rede.

Uma das propostas prevê mecanismos que garantam um distanciamento ético entre os pesquisadores e instituições que financiam testes de remédios ? o dinheiro investido por indústrias farmacêuticas seria gerenciado pelo hospital universitário, e não diretamente pelo pesquisador, como acontece hoje.

Republicar