Medicina

Processos cicatrizantes

A capacidade auto-regenerativa é um fenômeno universal nos organismos vivos. Nos organismos unicelulares, ela está restrita à presença de enzimas responsáveis pela recuperação de elementos estruturais e de moléculas de alta complexidade. Em organismos superiores, também ocorre o reparo por duas formas: pela regeneração com a recomposição da atividade funcional ou pela cicatrização com restabelecimento da homeostasia do tecido com perda da sua atividade funcional pela formação de cicatriz. Com o artigo -Mecanismos envolvidos na cicatrização: uma revisão – os pesquisadores Carlos Balbino, Leonardo Pereira e Rui Curi, todos do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), pretendem oferecer subsídios conceituais para que uma conduta terapêutica eficiente possa ser tomada quando necessário. O processo de cicatrização, descreve o texto, ocorre fundamentalmente nas fases de inflamação, formação de tecido de granulação, deposição de matriz extracelular e remodelação. O estudo discute os eventos celulares de cada uma dessas fases, com especial ênfase à participação dos fatores de crescimento.

Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas – vol. 41 – nº 1 – São Paulo – jan./mar. 2005