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Administração

Ambiente de trabalho

Através de uma revisão dos modelos administrativos existentes, o trabalho “Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional”, de Carlos Alberto Ferreira Bispo, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu uma metodologia para levantar os problemas da empresa, levando em consideração as novas questões que passaram a influenciar as decisões e atitudes dos funcionários. “Esses novos fatores surgiram devido à evolução da sociedade através da globalização, das inovações tecnológicas, da grande difusão das informações e do aumento da concorrência entre as empresas, o que fez com que essas empresas exigissem mais de seus funcionários e esses, em contrapartida, mais cultos, mais informados e mais organizados, também passaram a exigir mais das empresas”, escreveu o autor. O artigo relata a experiência de análise do clima organizacional com profissionais da área de recursos humanos, assistência social e assistência médico-hospitalar. Ao propor a elaboração de questionários abordando os possíveis fatores internos e externos que influenciam no trabalho, o estudo sugere uma adequação realista para resolver os pequenos problemas e encontrar caminhos para problemas de maior porte que, apesar de comprometer o bom andamento da empresa, costumam ser desconhecidos da alta administração.

Produção, vol. 16, nº 2, São Paulo, maio/ago. 2006

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