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Tecnociência

A gramática dos sexos

Meninos e meninas processam e usam regras gramaticais de modo diferente. Segundo um estudo da Universidade de Georgetown, Estados Unidos, erros na conjugação de verbos, por exemplo, ocorrem por causa de estruturas distintas nos cérebros masculino e feminino. Michael Ullman e Joshua Hartshorne partiram de algo que eles já sabiam: meninas usam um sistema que memoriza palavras e associações entre elas, enquanto meninos se baseiam em um sistema regido pelas regras da língua. Eles observaram como um grupo de 10 meninos e 15 meninas, entre 2 e 5 anos de idade, conjugava verbos ao falar. Previam que os meninos fariam mais erros conjugando verbos irregulares como se fossem regulares, seguindo as regras da gramática inglesa. Mas esses erros foram muito mais comuns entre as meninas  e seriam causados por associações entre as formas conjugadas de verbos regulares e irregulares que rimam. Como o passado de fold, por exemplo, é folded, as meninas associavam ao verbo hold a forma holded – o correto seria held. Algumas áreas do cérebro não são responsáveis só pela linguagem, o que sugere que homens e mulheres abordam uma série de tarefas de forma diferenciada.

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