Evolução

Os meios e os fins

EDUARDO CESARArara-azul-grande: capaz de usar ferramenta para obter comidaEDUARDO CESAR

Usar apetrechos para conseguir comida não é habilidade exclusiva do Homo sapiens. Experimentos com grandes primatas como os chimpanzés, além de macacos e corvos, já mostraram que esses animais são capazes de lidar com varetas e pedras para se alimentar. Mas será que os outros bichos entendem para que servem as ferramentas? Estudos com corvos e papagaios da Nova Zelândia sugerem que sim. Agora os biólogos Cynthia Schuck Paim, Andressa Borsari e Eduardo Ottoni, da Universidade de São Paulo, mostraram que algumas espécies de araras e papagaios originais das Américas também identificam a utilidade das ferramentas. Os biólogos submeteram dois casais de arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus), dois de arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) e um de papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) a testes complexos em que tinham de puxar um barbante, prendê-lo e voltar a puxar até recuperar um amendoim. Baterias feitas com e sem amendoim amarrado ao barbante deixaram claro que as aves perceberam que o barbante era um meio de alcançar uma recompensa. São resultados consistentes com a expectativa de que essas aves, por terem cérebros proporcionalmente grandes à semelhança dos primatas, conseguiriam resolver tarefas complexas.