bioquímica

Uma nova via de comunicação

Pesquisadores do Brasil, da Inglaterra e dos Estados Unidos identificaram uma nova via bioquímica que regula a proliferação celular e o desenvolvimento de tumores. Em camundongos portadores de um enxerto de tumor de próstata, eles descobriram que a proteína CRKL, em geral encontrada no interior das células dos mamíferos, aparece também no meio extracelular, onde aciona a divisão das células vizinhas. É uma forma inusitada de controle da proliferação celular. Até então não se conheciam proteínas do sistema de comunicação intracelular ligadas ao câncer que atuassem na transmissão de sinais químicos entre células tumorais. Ainda não se sabe como a CRKL vai parar fora das células. Mas há duas hipóteses: a proteína é secretada pela célula viva ou liberada após a morte celular, sugerem os pesquisadores em artigo nos Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). Coordenado por Wadih Arap e Renata Pasqualini, da Universidade do Texas, o trabalho contou com a participação de Marco Arap, da USP, e Ricardo Brentani, do Hospital A.C. Camargo.