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Educação superior

Avaliação e recompensa

As práticas de publicação, os sistemas de avaliação e recompensa, a construção das agendas de pesquisa, os mecanismos de proteção e comercialização, a defasagem de infraestrutura e a escassez histórica de recursos humanos qualificados e dedicados ao ensino e à pesquisa são apenas alguns dos inúmeros aspectos que provocam as transformações internas atualmente vividas pela universidade. O artigo Benefícios e riscos da proteção e comercialização da pesquisa acadêmica: uma discussão necessária, de Rodrigo Maia de Oliveira e Léa Velho, da Universidade Estadual de Campinas, tem como foco principal a análise do impacto do processo de proteção e comercialização dos resultados da pesquisa acadêmica sobre as demais atividades tradicionalmente conduzidas pela universidade. Ainda que a visão mais otimista valorize os impactos positivos dos direitos de propriedade intelectual na academia, não se podem ignorar os eventuais custos ou riscos envolvidos nesse processo. O artigo sugere novos estudos que podem contribuir para o acompanhamento e avaliação das universidades brasileiras e para a elaboração de políticas de ciência e tecnologia e de educação superior.

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação – vol. 17 – nº 62 – Rio de Janeiro – jan./mar. 2009

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