Transgênicos

Transgênico nacional

LaurabeatrizA Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou na sua última reunião de 2009 a liberação comercial do primeiro organismo geneticamente modificado que teve a participação de uma instituição nacional em sua construção genética. Em parceria com a multinacional Basf, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu um tipo de soja transgênica tolerante a herbicidas do grupo químico das imidazolinas. A cooperação que deu origem à variedade começou em 1997. A multinacional foi responsável pelo fornecimento do gene, enquanto os pesquisadores da Embrapa incumbiram-se do processo de inserção do gene na soja. Essa tarefa coube à Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade de pesquisa da Embrapa em Brasília, e foi coordenada pelo pesquisador Elíbio Rech. Em seguida, a soja foi submetida a testes por outra unidade da empresa, a Embrapa Soja, localizada em Londrina (PR). A decisão da CTNBio ainda será apreciada pelo Conselho Nacional de Biossegurança, composto por ministros de Estado. A nova variedade poderá ser uma opção à soja transgênica Roundup Ready, da Monsanto, resistente ao herbicida glifosato.