greening

Diagnóstico iluminado

EmbrapaDoença identificada com feixe de laserEmbrapa

Um feixe de laser em uma folha de laranjeira é o bastante para identificar rapidamente o greening, uma doença dos citros que atualmente ataca os laranjais paulistas. O diagnóstico pode ser feito um mês após a contaminação, quando os sintomas como folhas amareladas e frutos deformados não aparecem. Sinais aparentes só se manifestam após um ano de a bactéria infectar a planta. O equipamento foi desenvolvido pela pesquisadora Débora Milori, da Embrapa Instrumentação Agrícola, de São Carlos (SP), com apoio do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica de São Carlos, sediado no campus da Universidade de São Paulo na mesma cidade. Foram realizados testes de validação em parceria com o Centro de Citricultura do Instituto Agronômico comparando o uso do laser com análise por meio de PCR (que amplificou o DNA da bactéria na planta). “A análise da luz que a folha emite depois da incidência do laser traz informações das propriedades químicas da folha”, diz Débora. Um software mede as alterações encontradas no vegetal. A Embrapa trabalha agora para transferir a tecnologia para empresas.