Café tecnológico

Café tecnológico para todos

eduardo cesarCafeeiro: expressão de genes e águaeduardo cesar

Comunicar novas tecnologias é um passo importante para a disseminação de inovações. Atingir um público mais amplo e interessado pode fazer diferença para os negócios que envolvem a transferência tecnológica. É esse o objetivo da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa Café, ao lançar um portfólio de tecnologias na internet no endereço www.embrapa.br/cafe. Em fase de implantação, o site vai inicialmente disponibilizar duas tecnologias em biotecnologia. A primeira trata de sistemas para expressão dirigida de genes em raízes e folhas. São promotores que agem de forma específica na planta do café. Esse sistema serve para possíveis plantas geneticamente modificadas em que o gene só será ativado se houver algum ataque de agente biológico à planta. É um trabalho realizado em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). A segunda tecnologia é um sistema pós-colheita para limpar e purificar a água usada no processamento dos frutos, tornando esse recurso reutilizável.