mudanças climáticas

Foco nas mudanças climáticas

Paulo Roberto / semiaridobahia.wordpress.comSemiárido: pesquisa colaborativaPaulo Roberto / semiaridobahia.wordpress.com

A FAPESP e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco (Facepe) lançaram nova chamada de propostas para seleção de projetos de pesquisa cooperativa e intercâmbio de pesquisadores e estudantes em ciências agronômicas, ciências da vida, exatas, sociais e engenharias. Os projetos devem estar relacionados às mudanças climáticas globais. As propostas poderão ser articuladas em conjunto, se for o caso, com as de cientistas da França submetidas a duas opções de chamadas da Agence Nationale de Recherche (ANR). As fundações de São Paulo e de Pernambuco consideram temas para pesquisa, entre outros, o monitoramento físico e biogeoquímico do oceano Atlântico tropical ocidental, o mapeamento dos usos e cobertura da terra e a mensuração dos estoques e fluxos de carbono na região semiárida e em outras regiões brasileiras (ver o edital em www.fapesp.br/facep). As propostas podem ser apresentadas até o dia 14 de abril, simultaneamente pelos pesquisadores de São Paulo à FAPESP e de Pernambuco à Facepe. Para propostas franco-brasileiras o proponente francês deve seguir as datas publicadas pela ANR.