Imprimir PDF Republicar

Pergunte ao pesquisador

Pergunte ao pesquisador

O que causa a sensação de dormência nas mãos e nos pés? (Mayumi Okuyama, via e-mail)

Leo RamosQuando uma pessoa cruza a perna ou dorme com o braço sob o corpo, nervos periféricos podem ser comprimidos, afetando  a circulação sanguínea em seu interior. Se a compressão não  for intensa e logo cessar, a circulação se refaz e a sensação de dormência desaparece.

Outras lesões podem ter consequências mais graves e duradouras. É o caso da síndrome do túnel do carpo, frequente em trabalhadores manuais. Ela tem origem no estrangulamento de um nervo do punho e, conforme a gravidade, requer tratamento clínico ou cirúrgico.

Mas o formigamento nem sempre tem causa mecânica. No alcoolismo, a toxicidade da bebida ou a carência de vitamina B1,  normalmente encontrada em cereais e legumes, pode gerar a dormência. A disfunção se normaliza quando a pessoa para de ingerir bebidas alcoólicas e passa a se alimentar corretamente, antes que a lesão se torne irreversível.

Outras doenças também podem gerar o formigamento. No diabético, a neuropatia é provocada por uma disfunção metabólica do nervo e se torna permanente caso a doença não seja controlada. Na hanseníase, a sensação é provocada pela multiplicação do bacilo de Hansen no interior do nervo e pela resposta imunológica do doente. Se não for tratada no início, os danos podem ser irreversíveis.

Wilson Marques Junior
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
da Universidade de São Paulo (FMRP/USP)

Mande sua pergunta para o e-mail wikirevistapesquisa@fapesp.br, pelo facebook ou pelo twitter @PesquisaFapesp

Republicar