Imprimir PDF Republicar

Pergunte aos pesquisadores

Pergunte aos pesquisadores

Por que as formigas não morrem quando postas em forno de micro-ondas? (Melissa V. Queiroz, via facebook)

Daniel BuenoAs micro-ondas são ondas eletromagnéticas com frequência muito alta. Elas causam vibração nas moléculas de água, e é isso que aquece a comida. Se o prato estiver seco, sua temperatura não 
se altera. Da mesma maneira, se as formigas tiverem pouca água em seu corpo, podem sair incólumes. Já um ser humano não se sairia tão bem quanto esses insetos dentro de um forno de micro-ondas superdimensionado: a água que compõe 70% do seu corpo aqueceria. Micro-ondas de baixa intensidade, porém, estão por toda a parte, oriundas da telefonia celular, mas não há comprovação de que causem problemas para a população humana.
Emico Okuno
Instituto de Física
da Universidade de São Paulo (IFUSP)

De um ponto de vista ecológico e fisiológico, a sobrevivência das formigas durante o aquecimento da comida também é plausível, embora não necessariamente porque tenham pouca água no corpo. Nativas de ambientes quentes, as formigas tropicais toleram temperaturas do corpo de até 45 graus Celsius. Outra arma é o comportamento, que lhes permite evitar os locais de maior risco. Elas têm eficientes sensores de temperatura e se afastam de locais muito quentes. Como a temperatura dentro do forno de micro-ondas nunca é uniforme (daí o prato giratório), andar depressa pode ser a salvação.
Carlos Navas
Instituto de Biociências da Universidade de
São Paulo (IBUSP)

Recebemos, após a publicação desta matéria, dois complementos às respostas acima. Clique aqui para ver.

Mande sua pergunta 
para o e-mail wikirevistapesquisa@fapesp.br, pelo facebook 
ou pelo twitter 
@PesquisaFapesp

Republicar