Imprimir PDF Republicar

O que é, o que é?

O que é, o que é?

Teoria dos jogos

DANIEL BUENOEsse ramo da matemática estuda o comportamento de tomadores de decisão, ou jogadores, cujas ações – respeitando regras estabelecidas – afetam uns aos outros. Racional, cada jogador age conforme o que crê que os demais farão. Essa teoria tem aplicações em várias áreas do conhecimento, como ciências políticas, psicologia e biologia evolutiva.

Um ramo da teoria dos jogos muito aplicado na economia é a teoria dos matchings (pareamentos), que lida com situações em que há dois conjuntos finitos e disjuntos – como homens e mulheres ou escolas e estudantes – e pode ajudar a formar casais ou distribuir estudantes em universidades de forma estável.

A teoria dos matchings foi descrita em 1962 pelos norte-americanos David Gale e Lloyd Shapley, mas já era usada (Gale descobriu 15 anos depois) havia uma década para alocar médicos em programas de residência nos Estados Unidos. A comprovação de que o algoritmo usado desde 1951 era o mesmo de 1962 foi publicada por Gale em parceria com a matemática Marilda Sotomayor. Do ponto de vista da economia, o norte-americano Alvin Roth mostrou que o equilíbrio alcançado pelo mercado de médicos e hospitais é o mesmo apregoado pela teoria dos jogos. A teoria dos matchings, cuja importância rendeu a Shapley e Roth o Nobel de Economia deste ano, se tornou mais acessível aos não matemáticos graças ao livro publicado por Roth e Marilda em 1990. Roth hoje se dedica a estudar as aplicações, enquanto Marilda trabalha na teoria, liderando a escola criada por David Gale.

Especialista consultada
Marilda de Oliveira Sotomayor,
FEA-USP

Republicar