Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Empresa de São Bernardo exportará ônibus híbrido

A empresa Eletra, de São Bernardo do Campo, entregará nos próximos meses três ônibus com tração elétrica e motor a diesel para a concessionária de transportes urbanos Transeletric, de Santiago do Chile.

Esses veículos economizam até 30% do combustível e emitem 70% menos poluentes do que seus congêneres movidos somente a diesel. Os ônibus híbridos possuem um motor a combustão que tem a função de fornecer energia para o motor elétrico, mantendo as baterias carregadas. Eles funcionam como tróleibus, sendo que no lugar da rede elétrica recebem a energia gerada pelo motor a diesel.

Com essas características, o veículo torna-se muito silencioso e permite a instalação de diversos dispositivos para aproveitar sobras de energia, como ar-condicionado e sinais luminosos. Dois ônibus híbridos da Eletra já rodam em São Bernardo do Campo e a empresa está em negociação com as prefeituras de São Paulo e Porto Alegre. O contrato com a concessionária chilena, no valor de US$ 450 mil, é patrocinado pelo Banco Mundial e faz parte de um programa para melhorar o ar nas grandes metrópoles do mundo.

Republicar