Tecnociência

Supercondutores menos gelados

Um novo material entra em cena na busca por supercondutores a temperatura ambiente: os bucky balls, moléculas de carbono em forma de bola de futebol. Pesquisadores da Lucent Technologies, empresa ligada ao Bell Laboratories, relataram que os bucky balls são supercondutores a -156° Celsius (C), uma temperatura atingida por meio da refrigeração com nitrogênio líquido, e pretendem em breve subir mais 15 graus. É a primeira vez que se encontra uma aplicação prática para essas moléculas, que ganharam esse nome em homenagem aos domos geodésicos criados pelo arquiteto e matemático norte-americano Richard Buckminster Fuller (1895-1983).

O trabalho, relatado na Science, sugere que os bucky balls podem fornecer inspiração para o desenvolvimento de supercondutores a temperatura ambiente. Até agora, o melhor resultado foi de pesquisadores japoneses com o diboreto de magnésio, que se comporta como supercondutor – transmitindo a corrente elétrica praticamente sem resistência – quando resfriado a uma temperatura mais baixa, -234° C.