Estratégias

Colaboração reconhecida

A FAPESP enviou à Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), sediada na fronteira entre a França e a Suíça, um memorando de en­tendimento para formalizar a participação de pesquisadores paulistas no Worldwide LHC Computing Grid (WLCG), uma colaboração global que reúne mais de 140 centros de computação científica em 35 países. O objetivo do WLCG é fornecer e manter a infraestrutura de análise e armazenamento de dados de toda a comunidade de física de altas energias que participa dos experimentos do Large Hadron Collider (LHC), o maior instrumento científico já construído. O acordo entre FAPESP e Cern também envolve a Universidade Estadual Paulista (Unesp). De acordo com Sérgio Ferraz Novaes, professor do Instituto de Física Teórica da Unesp e coordenador do Centro Regional de Análise de São Paulo (Sprace), que participa desde 2006 do WLCG, a assinatura do memorando é condição necessária para que o Cern reconheça a colaboração brasileira no processamento de dados do experimento internacional. ?Apesar de já operar ativamente há pelo menos três anos, a participação do Sprace não era oficialmente reconhecida pelo Cern por falta desse memorando?, disse ele à Agência FAPESP.