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Cinema

Função da crítica

Com base em proposições da teoria da recepção, no campo da sociologia da cultura, o artigo Olhares da recepção, a crítica cinematográfica em dois tempos, de Eliska Altmann, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, discute o papel da crítica cinematográfica a partir de duas posições: a que defende o “cinema de autor” e a que se enquadra em um suposto “fim” da função crítica. O persistente debate a opor cinema de arte ou de autor ao industrial e massivo parece tão antigo quanto o próprio cinema e acaba por reduzi–lo à mera oposição “arte versus indústria”. Essa, por sua vez, parece ainda hoje um argumento medular no campo da crítica. A complexidade do pensar cinematográfico e artístico implica um deslocamento de sua recepção e, por conseguinte, de sua sociologia. Nesse sentido, pretende-se debater as possíveis relocalizações de conceitos, como os que circunscrevem o cinema em termos de “alto” versus “baixo” e “educado” versus “vulgar”.

Caderno CRH – vol. 21 – nº 54 – Salvador – set./dez. 2008

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