INCT em São Paulo

Mais institutos para avançar a ciência

Foram criados mais nove Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) no estado de São Paulo. As áreas contempladas foram a Neurociência Translacional, Fluidos Complexos, Ciências dos Materiais em Nanotecnologia, Fotônica Aplicada à Biologia Celular, Tecnologias Analíticas Avançadas, Estudos do Meio Ambiente, Materiais Complexos Funcionais, Bioanalítica e Estudos do Espaço. Com essas, serão 44 as redes temáticas de pesquisa instaladas no estado por meio do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, cujo objetivo é estabelecer parcerias entre pesquisadores de vários estados e fazer avançar o conhecimento em áreas consideradas vitais para o desenvolvimento do país ou em temas de fronteira nos quais a pesquisa nacional tem alto desempenho. A iniciativa é do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria, em São Paulo, com a FAPESP, cuja participação permitiu a duplicação dos recursos federais investidos nos institutos paulistas.