Pediatria

Genética do sono

O objetivo do artigo “A genética dos distúrbios do sono na infância e adolescência” é revisar a literatura sobre o tema na infância e adolescência. O estudo é de Magda Lahorgue Nunes, da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e Oliviero Bruni, da Faculdade de Medicina da Sapienza University, Roma. As palavras-chave “sono” e “genética” foram usadas para pesquisar por artigos publicados nos últimos cinco anos no banco de dados Medline. A seguir, seus resumos foram analisados. A pesquisa também incluiu artigos clássicos, com a primeira descrição dos genes. A recorrência familiar de muitos distúrbios do sono é um achado frequente, mas genes foram descobertos para poucos deles. No artigo descrevem-se distúrbios do sono transmitidos por herança genética e também aqueles que apresentam altos índices de recorrência familiar, embora nenhum gene específico tenha sido encontrado. Apesar de a maioria dos distúrbios ainda não ter uma base molecular identificada, técnicas modernas são cada vez mais utilizadas para determinar a contribuição dos genes ao sono. A importância clínica dessas descobertas pode estar relacionada com a melhoria de métodos diagnósticos, mas também como alvo para o desenvolvimento de medicações específicas.

Jornal de Pediatria – v. 84 – nº 4 – suplemento o – Porto Alegre – ago. 2008