Medicina

Células-tronco nos vasos sangüíneos

DIMAS TADEU COVAS/USP-RP Outra fonte: a parede dos capilaresDIMAS TADEU COVAS/USP-RP

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), demonstraram que as paredes dos vasos sangüíneos de mais de dez tecidos do corpo humano são fontes para obtenção das chamadas células-tronco mesenquimais, um tipo de célula-tronco adulta com potencial para se diferenciar e formar os tecidos gordurosos, ossos ou músculos. Usualmente, a medula óssea e o cordão umbilical são citados como as fontes por excelência das células mesenquimais. Mas, de acordo com o trabalho da equipe do hematologista Dimas Tadeu Covas, essas células podem ser encontradas também na periferia da parede dos microcapilares sangüíneos, denominados pericitos, que estão distribuídos por todo o organismo humano. Os principais tecidos em que os cientistas identificaram as células mesenquimais foram: artéria carótida, testículo, fígado, pulmão, timo, tecido adiposo, veia safena, veia e artéria umbilicais e medula óssea. O estudo dos brasileiros foi publicado no dia 4 de março na versão eletrônica da revista científica Experimental Hematology.