Medicina

Proteção contra o álcool

Eduardo Cesar Enzimas favorecem degradação alcoólicaEduardo Cesar

Acordar de ressaca e não ter idéia do que aconteceu na véspera não é a pior conseqüên­cia do consumo de bebidas alcoólicas. Vários estudos mostraram que o álcool é um fator de risco importante para vários tipos de câncer dos tratos respiratório e digestivo superior, como os tumores de boca, faringe, laringe e esôfago. Um grupo internacional que incluiu pesquisadores do Hospital Araújo Jorge, em Goiânia, da Escola Nacional de Saúde Pública do Rio de Janeiro, da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de Pelotas avaliou o efeito sobre o desenvolvimento desses tumores de sete genes ligados à produção da enzima álcool desidrogenase (ADH), que digere o álcool e reduz seu efeito danoso ao organismo. A comparação do perfil genético de 3.876 pessoas com câncer e 5.278 sem a doença revelou que dois dos sete genes ligados à produção da enzima estão fortemente associados ao surgimento desses tumores (Nature Genetics). Algumas formas desses genes protegeram contra o álcool e esse efeito protetor aumentou com o crescimento do consumo – em abstêmios essas variantes não influenciaram o risco de câncer. Segundo os autores, essas variantes combatem o efeito carcinogênico das bebidas alcoólicas.