Genética

Carlos, o cabrito transgênico

DÁRCIO TEIXEIRA Macho com gene humano: chance de gerar rebanhoDÁRCIO TEIXEIRA

A motivação veio de um experimento feito por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que produziram camundongos transgênicos, capazes de liberar no leite o fator estimulante de colônias de granulócitos humanos (hG-CSF). O hG-CSF induz a produção e maturação de células de defesa, em especial neutrófilos, e tem sido usado para compensar a queda de neutrófilos em terapias contra o câncer e regenerar áreas do coração pós-infarto. Na Universidade Estadual do Ceará, uma equipe tratou de produzir hG-CSF em maior quantidade de uma só vez, o que exigiu um animal maior: cabras, mais simples de lidar do que vacas. Com equipes da Academia de Ciências da Rússia e da UFRJ, Vicente Freitas induziu a ovulação em 24 cabras da raça saanen (Anais da Academia Brasileira de Ciências). Recuperou 129 embriões, que receberam o gene do hG-CSF e foram transferidos para 27 cabras. Nasceram 12 filhotes – um era transgênico, um cabrito chamado Carlos, que morreu menos de um mês mais tarde por um problema de saúde não ligado à transgenia. Freitas acredita que esse tenha sido o primeiro caprino transgênico da América Latina. Outros estudos mostram a viabilidade de produzir medicamento no leite de animais.