SciELO

Formigas de hospital

Muitas espécies de formiga que tiveram sucesso na dispersão em áreas urbanas podem causar problemas em hospitais ao atuarem como vetoras, transportando bactérias. No estudo “Formigas urbanas e o transporte de bactérias nosocomiais” foram encontradas bactérias em formigas coletadas no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, no campus e em residências próximas. A pesquisa é de autoria de Cynara M. Rodovalho, Ana L. Santos, Marcus T. Marcolino, Ana M. Bonetti e Malcon A. M. Brandeburgo, da Universidade Federal de Uberlândia. As formigas coletadas foram identificadas como Tapinoma melanocephalum (Fabricius) e Camponotus vittatus (Forel) (Hymenoptera: Formicidae) e as cepas bacterianas encontradas pertenciam ao grupo dos estafilococos coagulase positivos, estafilococos coagulase negativos e bacilos gram negativos, tendo sido encontradas cepas resistentes a antimicrobianos. O estudo mostrou que algumas formigas carreavam bactérias não isoladas do mesmo ambiente e com níveis de resistência mais elevados, evidenciando o potencial transmissor desses insetos.

www.revistapesquisa.fapesp.br/scielo141/entomologia.htm