Imprimir PDF Republicar

O que é, o que é?

O que é, o que é?

Biomimética

Jon Sullivan/wikicommonsO objetivo da biomimética é descobrir princípios que regem a organização da estrutura de materiais biológicos e implementá-los na construção de materiais sintéticos de alto desempenho. Os avanços deste ramo científico, que tenta “imitar a vida”, são alcançados tanto em nível acadêmico quanto em aplicações práticas na indústria, envolvendo diversos campos do conhecimento, como engenharia de materiais, robótica, mecânica de fluidos, arquitetura e química.

Um exemplo de solução encontrada a partir da biomimética é o efeito lótus, flor cujas folhas conseguem manter sua superfície lisa graças a microestruturas que impedem que a água seja absorvida. Ao entrar em contato com a folha, a água escorre pelas estruturas, levando a sujeira embora. O mecanismo foi copiado por indústrias de vidros, tecidos, forros e telhados, para facilitar a remoção de resíduos.

Outro caso é o estudo da microestrutura de conchas e dentes, para a fabricação de materiais extremamente resistentes. Em laboratórios, a biomimética vinculada à nanotecnologia tem contribuído para o desenvolvimento de catalizadores sintéticos, capazes de realizar transporte de nutrientes e reações biológicas, funções naturalmente realizadas por enzimas. A vantagem do processo é que, diferentemente das enzimas, a versão sintética pode ser fabricada em laboratório em grande quantidade, permitindo, por exemplo, a fabricação de medicamentos e as promissoras células a combustível.

Especialistas consultados
Henrique Eisi Toma
, Universidade de São Paulo
André Studart, Departamento de Materiais do ETHZ
Antônio C. Guastaldi
, Universidade Estadual Paulista

Republicar