Rio Pó

O tremor que ergueu o Pó

OGS Mapa antigo do Pó: em Ferrara curso do rio deslocou-se 40 km ao norte em razão de tremores ocorridos em 1570OGS

Em 17 de novembro de 1570, um terremoto de magnitude 5,8 ocorreu próximo à cidade de Ferrara, no norte da Itália. Esse tremor e os outros que o sucederam nos dias seguintes foram determinantes para alterar o curso final do rio Pó, o maior do país, e deixar a cidade sem água. Os geólogos Livio Sirovich e Franco Pettenati, do Instituto Nacional de Oceanografia e Geofísica Experimental da Itália, usaram dados históricos e técnicas modernas de modelagem para identificar a origem do tremor principal. Segundo eles, o tremor teria sido gerado nas proximidades de uma falha geológica localizada aproximadamente a 14 quilômetros a noroeste de Ferrara, um importante centro cultural durante o Renascimento que entrou em declínio após ser integrado ao estado papal – hoje Ferrara é uma cidade industrial. Os tremores de 1570 foram o último estágio do processo tectônico que ao longo de milhares de anos alterou o curso do rio Pó. A falha geológica que originou os terremotos daquela época, e também outros ocorridos posteriormente, está na porção norte dos Apeninos, a cadeia montanhosa que nasce ao sul do vale do Pó e atravessa a Itália rumo ao sul. A sequência de tremores de 1570 elevou em 15 centímetros o terreno na porção sul do vale do Pó, deslocando o curso do rio 40 quilômetros para o norte nessa região (Journal of Geophysical Research-Solid Earth, no prelo). À época, o papa Pio V teria dito que Deus enviara o terremoto para punir o duque da cidade, que havia acolhido judeus e cristãos novos fugidos da Espanha.