Imprimir PDF Republicar

Conselho FAPESP

Escolhidos para a FAPESP

Varela e Gomes de Oliveira. Carmino e Wongtschowski: nomeados pelo governador

LÉO RAMOS | ANTONIO SCARPINETTI - ASCOM - UNICAMP | EDUARDO CESAR | ARQUIVO PESSOALVarela e Gomes de Oliveira. Carmino e Wongtschowski: nomeados pelo governadorLÉO RAMOS | ANTONIO SCARPINETTI - ASCOM - UNICAMP | EDUARDO CESAR | ARQUIVO PESSOAL

No dia 6 de outubro, o governador Geraldo Alckmin reconduziu José Arana Varela ao cargo de diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP e nomeou três novos membros do Conselho Superior da Fundação: Carmino Antonio de Souza, João Fernando Gomes de Oliveira e Pedro Wongtschowski.

José Arana Varela é físico e professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara. Doutor em Materiais Cerâmicos pela Universidade de Washington, é fellow da American Ceramic Society e membro da Materials Research Society, nos Estados Unidos. Foi diretor-presidente do CTA da FAPESP de 2012 a fevereiro de 2015 e membro do Conselho Superior da Fundação de 2004 a 2010.

Carmino Antonio de Souza, secretário municipal de Saúde de Campinas, é professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp). Doutor e livre-docente pela Unicamp, fez estágio de pós-doutorado na Universidade de Gênova (Itália). Suas áreas de pesquisa são onco-hematologia e transplante de medula. João Fernando Gomes de Oliveira é engenheiro mecânico e professor titular da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Com pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, Berkeley, foi diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Pedro Wongtschowski é engenheiro químico, mestre e doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Preside os conselhos de administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e da Embrapii, e o Conselho Superior da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). Foi diretor-superintendente da Oxiteno e presidente da Ultrapar.

Republicar