biodiversidade

A desconhecida biodiversidade da Terra

reproduçãoGrande Fonte Prismática, no Parque Nacional de Yellowstone: águas ricas em microrganismos ainda não identificadosreprodução

Para cada espécie de ser vivo conhecida no planeta, há 100 mil por serem identificadas, de acordo com a projeção de um grupo da Universidade de Indiana, Estados Unidos. Segundo esse trabalho, a Terra deve abrigar 1 trilhão de espécies de microrganismos, das quais 99,999% permanecem desconhecidas. O levantamento se baseou em informações de bancos de dados governamentais e acadêmicos sobre 5,6 milhões de microrganismos, plantas e animais de 35 localidades em terra firme e nos oceanos. A estimativa do número total de espécies resultou da aplicação de modelos ecológicos sobre como a biodiversidade se relaciona com a abundância dos seres vivos (PNAS, 2 de maio). De acordo com o trabalho, financiado pelo programa Dimensões da Biodiversidade da National Science Foundation (NSF) dos Estados Unidos, as bactérias são os microrganismos mais abundantes e capazes de viver em ambientes extremos. O solo se mostrou o ambiente mais favorável ao desenvolvimento de seres vivos (1 grama de terra pode conter mais de 1 bilhão de organismos). Identificar a diversidade microbiana, porém, continua sendo um desafio. De todas as espécies de microrganismos catalogadas, apenas cerca de 10 mil crescem em laboratório e o genoma de menos de 100 mil já foi sequenciado.