bioquímica

Uma possível fonte para repor cartilagens

Joseph Xu, Michigan Engineering Novo material à base de aramida e álcool polivinílico é flexível e resistente ao desgasteJoseph Xu, Michigan Engineering

Pesquisadores dos Estados Unidos e da China desenvolveram um material sintético que, em princípio, reproduziria as propriedades mecânicas de tecidos biológicos como cartilagens e tendões melhor do que outros materiais hoje em teste. Constituídas por fibras proteicas de colágeno e proteoglicanos (proteínas recobertas por moléculas de açúcares), as cartilagens biológicas são resistentes ao impacto e à tensão. O novo material foi obtido a partir da combinação de aramida e álcool polivinílico. Conhecidas pelo nome comercial de Kevlar, material usado em coletes à prova de balas, as fibras nanométricas de aramida são resistentes a calor, pressão e tensão, enquanto o álcool polivinílico é um polímero solúvel em água. Unindo os dois compostos, o grupo de Nicholas Kotov, da Universidade de Michigan, Estados Unidos, em colaboração com pesquisadores da Universidade Jiangnan, China, chegou a um compósito com propriedades similares às das cartilagens biológicas, que contêm elevado teor de água, apresentam estrutura estável, são rígidas e resistentes à tensão. Os pesquisadores produziram o compósito com diferentes níveis de água (de 70% a 92%). Mesmo com os teores mais elevados, o material manteve resistência comparável à das cartilagens biológicas (Advanced Materials, 4 de janeiro). Outros materiais sintéticos estão sendo avaliados em seres humanos para reparar cartilagens, mas não apresentam as características do desenvolvido agora.