Conhecimento

Quanto os americanos sabem de ciência

Um estudo do Pew Research Center, instituto especializado em pesquisas de opinião pública dos Estados Unidos, apresentou um panorama atualizado da capacidade dos americanos de compreender conceitos e práticas científicas. Embora a maioria dos entrevistados tenha familiaridade com questões das ciências da vida, como medicina e biologia, poucos são capazes de distinguir hipóteses ou reconhecer grupos de substâncias químicas em medicamentos. O instituto entrevistou 4.464 adultos, selecionados aleatoriamente na internet. Deles, 79% entendem que o uso excessivo de antibióticos aumenta a resistência das bactérias às medicações existentes. Quando questionados sobre os principais componentes dos antiácidos, porém, apenas 39% responderam corretamente que são as bases. A proporção dos entrevistados que acertou ao menos nove das 11 perguntas foi baixa: quatro em cada 10 participantes. Americanos com pós-graduação acertaram, em média, quatro questões a mais do que aqueles apenas com ensino fundamental ou médio. Os homens acertaram, em média, 7,4 questões, enquanto as mulheres, 6, e os entrevistados autodeclarados brancos pontuaram mais do que os negros ou os de origem hispânica. Segundo o Pew Research, as diferenças de raça e etnia podem estar ligadas a diversos fatores, como o acesso a uma educação de qualidade e a informações científicas. O estudo completo está disponível em bit.ly/CenterPew.