Fotolab

Pele tecnológica

Quem tiver a rara oportunidade de acariciar um tubarão notará que a pele é lisa no sentido da cabeça à cauda e áspera ao contrário. Trata-se de dentículos dérmicos que protegem o animal e lhe dão hidrodinâmica. A microscopia eletrônica de varredura mostra no interior da pele – neste caso da espécie Squatina guggenheim – um emaranhado de estruturas e fios mineralizados que ancoram os dentículos. Esse conhecimento contribui para o desenvolvimento de trajes para nadadores, que chegam a ser considerados doping tecnológico. Imagem enviada por Marcela Viliod, estudante de graduação em educação física no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro

Sua pesquisa rende fotos bonitas? Mande para imagempesquisa@fapesp.br. Seu trabalho poderá ser publicado na revista.