Imprimir Republicar

PODCAST

Os efeitos das gorduras no cérebro, vacina contra a dengue, plágio em artigos científicos e fungos do Atacama

Pesquisa Brasil

    Selecione a entrevista
  • 04:46 Jorge Kalil
  • 28:34 Lício Velloso
  • 40:35 André Pulschen
  • 51:28 Renan Moritz de Almeida
 
00:00 / 57:10

No programa desta semana o médico Lício Velloso, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, apresenta os resultados de estudos que investigam os efeitos de uma dieta rica em gorduras no cérebro. O grupo do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da FAPESP, constatou que os danos causados pelo consumo de gorduras saturadas podem ser revertidos com a ingestão de alimentos ou compostos ricos em gorduras insaturadas.

O imunologista Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantan e ex-diretor do Instituto do Coração (Incor) da USP, fala sobre o desenvolvimento de uma nova vacina contra a dengue, que entrou em sua última fase de testes em fevereiro.

O professor Renan Moritz de Almeida, da UFRJ, comenta os resultados de uma pesquisa que analisou mais de 2 mil papers indexados na biblioteca virtual SciELO e também na latino-americana de informações em ciências da saúde (Lilacs), entre 2009 e 2014, e que constatou crescimento no número de casos de má conduta científica registrados no Brasil.

Também nesta edição, os pesquisadores André Pulschen do Instituto de Química (IQ) da USP, Luiz Henrique Rosa da UFMG e Douglas Galante do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron falam sobre espécies de fungos encontradas no Deserto do Atacama, no norte do Chile, que estão sendo usadas como modelo para estudar as possibilidades de vida em Marte.

Programação musical
Vendendo amendoim – João Bosco
Samba de Orly – Chico Buarque
O que será? – Chico Buarque
Admirável gado novo – Zé Ramalho

Apresentação: Fabrício Marques e Marcos Pivetta
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação e montagem: Dagoberto Alves (Rádio USP)

Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil

 

Republicar