guia do novo coronavirus
Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Peru investe em jornalismo científico

O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Peru (Concytec) está criando uma rede para ajudar jornalistas a divulgar informações científicas. O fórum, que contará com 200 cientistas, funcionários do governo e jornalistas, busca impulsionar a troca de conhecimentos entre universidades, institutos de pesquisa e meios de comunicação. No manifesto de criação da rede, o Concytec destaca as dificuldades de difundir os avanços científicos por falta de gente qualificada na imprensa.

Um dos objetivos primordiais do conselho é investir na formação de jornalistas científicos, reforçando o currículo das faculdades e promovendo workshops. Para Teresa Salinas, coordenadora do Concytec, o jornalismo científico no Peru sobrevive graças a iniciativas isoladas e desarticuladas.

“Não existem disciplinas específicas que abordem o assunto, tampouco cursos de extensão”, disse Salinas ao serviço de informações SciDev.Net (29/10/2003). A criação da rede foi definida em julho com a assinatura de um documento pelo presidente peruano Alejandro Toledo e organizações da sociedade civil – sobre a importância de estimular o gosto pela ciência, sobretudo entre os jovens.

Republicar