Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Pesquisadores propõem padrão ideal de desenvolvimento de bebês na gravidez

Programa veiculado no dia 5 de dezembro de 2014

Pesquisadores do Brasil e de sete outros países propuseram um padrão internacional de crescimento dos bebês durante a gestação. Entre 2009 e 2013, cerca de 300 médicos e pesquisadores de 27 instituições pesaram e mediram mais de cinquenta mil recém-nascidos com o objetivo de criar curvas de crescimento válidas para crianças do mundo todo. O pesquisador Fernando Barros, da Universidade Federal de Pelotas, coordenou a coleta de dados no Brasil para o estudo. Ele conversa com Fabrício Marques sobre a pesquisa e seus resultados.

Também nesta edição o economista Ricardo Garcia apresenta um estudo realizado por pesquisadores da USP e da Unicamp sobre principais fatores que influenciam as parcerias entre universidades e empresas no Brasil. Durante a entrevista, o pesquisador mostra quais são as regras de atração entre as instituições, e explica por que o índice de parcerias nas áreas de ciências biológicas e saúde ainda é tão baixo.

Programação Musical
Canoeiro – Gal Costa
Tanto Mar – Chico Buarque
Choro Bandido – Chico Buarque e Tom Jobim
Cigarro de Paia – Maria Bethania
14 Anos – Paulinho da Viola
Dez Contatos – Céu

Apresentação: Fabrício Marques
Gravação e montagem: Beto Alves (Rádio USP)
Produção e roteiro: Biancamaria Binazzi

[audio: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2014/12/PESQUISA-BRASIL-05-DEZEMBRO-TAMANHO-DE-BEBES_EMPREENDEDORISMO.mp3]

Pesquisa Brasil vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:00, pela Rádio USP.
Assine Pesquisa Brasil como podcast!

Baixar o MP3