Imprimir Republicar

Pesquisa Brasil

Rio+20 e bactérias

Este podcast traz destaques da edição de março da revista, que vão desde a reunião internacional para discutir desenvolvimento sustentável até microrganismos com poderes inesperados.

A Rio+20, que acontecerá na capital fluminense em junho, fica a cargo do  editor de Política C&T, Fabrício Marques. Ele explica o que deverá ser discutido na conferência e entrevista o biólogo Carlos Joly, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do programa Biota FAPESP. Joly foi o organizador do workshop realizado na FAPESP para discutir propostas provenientes de pesquisa. Saiba mais na reportagem A voz dos cientistas na Rio+20.

Bactérias intestinais podem ter influência no desenvolvimento de diabetes e obesidade, segundo pesquisa feita na Unicamp pelo médico Mário Saad. Em entrevista a Ricardo Zorzetto, editor de ciência da revista, o pesquisador conta melhor como acontece essa relação. Leia também Conexões viscerais.

Outros microrganismos mostram ser capazes de fazer viagens interplanetárias, conforme conta a reportagem Minúsculos, mas de peso, e dão força à teoria de que a vida pode ter surgido em vários pontos do Universo.

Também microscópicas, leveduras podem ajudar a medir o teor de hormônios em cursos d’água. Quem explica é a toxicologista Gisela Umbuzeiro, da Unicamp, e o texto Levedura luminescente.

[audio:http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2012/04/Pesquisa-Brasil-16.mp3|titles=Pesquisa Brasil 16]

Baixar o MP3

Não perca!

Veja aqui o arquivo do Pesquisa Brasil

Republicar