Zoologia

Sucesso reprodutivo das aves

O conhecimento atual sobre o sucesso reprodutivo e características da história de vida da maioria das espécies de aves neotropicais é deficiente. A qualidade do hábitat onde o ninho é construído é um dos fatores que influenciam o sucesso reprodutivo das aves. O estudo “Biologia reprodutiva e uso do hábitat por Cantorchilus leucotis (Lafresnaye, 1945)(aves, Troglodytidae) no Pantanal, Mato Grosso, Brasil” teve o objetivo de determinar atributos da história de vida, assim como o padrão de uso de hábitat a fim de compreender a dinâmica reprodutiva de C. leucotis (garrinchão-de-barriga-vermelha) no Pantanal de Poconé, sujeito a alagamento de janeiro a abril. Foram encontrados 87 ninhos durante as estações reprodutivas dos anos pesquisados e, destes, 58 foram abandonados na fase de construção, quatro foram destruídos por intempéries climáticas e apenas 25 ninhos chegaram à fase de postura de ovos. A porcentagem simples de sucessos reprodutivos foi de 12%. A predação foi a maior causa de perda de ninhos ativos (76%). A espécie foi registrada ao longo de todos os anos de pesquisa, o que lhe conferiu o status de residente. A pesquisa é de autoria de Paula Fernanda Albonette de Nóbrega e João Batista de Pinho, da Universidade Federal de Mato Grosso.

Papéis Avulsos de Zoologia (São Paulo) – vol. 50 – nº 31 – São Paulo – 2010