BOAS PRATICAS

Um paper com autores ficticios

Um artigo cientifico que trouxe
resultados robustos envolvendo
um estudo sobre obesidade foi
escrito por pesquisadores que
ndo existem. Ninguém conhece
os cinco autores na instituicdo
que supostamente os abrigaria,
a Escola de Ciéncias Médicas
da Universidade de Tessalia,
na Grécia, assim como nio ha
nenhuma referéncia sobre eles na
literatura médica ou no cadastro
de agéncias de fomento. O paper,
publicado em julho na revista
Biochemical and Biophysical
Research Communications (BBRC),
da editora Elsevier, foi
prontamente retirado da base de
dados da revista, mas nio é aquele
tipo de brincadeira ja feita vérias
vezes, em que artigos de contetido
falso sdo encaminhados para
publicacéio apenas para mostrar
pontos fracos nos processos de
edicfio e de avaliacio por pares
em periddicos pouco rigorosos.
Por incrivel que parega,
sdo consistentes os resultados
do paper em questio: a
constatacdo de que a expressdo
exagerada de duas proteinas
nas células de gordura produz
melhorias em processos
metabdlicos relacionados ao
diabetes e 4 obesidade em ratos.
Bruce Spiegelman, biélogo do
Dana-Farber Cancer Institute em
Boston, ligado a Universidade
Harvard, chegara recentemente
a esses resultados e os havia
apresentado em seis simpdsios.
Preparava-se, agora, para
submeté-los a uma revista
cientifica. Segundo disse a
revista Nature, ele acredita que a
fraude foi tramada para frustrar
a publicacéo do seu trabalho,
que perderia o ineditismo, e
para prejudicar uma empresa
que desenvolve tratamentos para
doencas metabdlicas da qual é

cofundador. Spiegelman achou o

artigo suspeito assim que o viu,

porque ha pouca gente no mundo

estudando o assunto e os achados

eram idénticos aos que obtivera.

No dia 20 de julho, mandou

um e-mail ao editor da revista,

Ernesto Carafoli. Alertou que

nio encontrara nenhuma outra

referéncia sobre os autores e

que o e-mail usado pelo autor

correspondente era privado, e

ndo vinculado a alguma instituicédo

académica. Carafoli, professor

de bioquimica da Universidade

de Padua, na Italia, foi averiguar

e constatou a falsificacdo. “Mas

o artigo era impecavel e quem o

escreveu é, evidentemente, um

pesquisador”, defende-se Carafoli.
O editor da BBRC justifica a

confuséo pelo fato de o sobrenome

do autor principal, Vezyraki,

ser o mesmo de um conhecido

pesquisador sobre obesidade

na Grécia, cujo primeiro nome,

contudo, é Patra, e ndo Alkistis,

o fantasma do paper. Em nota
enviada a revista Nature, a editora
Elsevier admite que foi alvo de
um esquema fraudulento e
informa que estd aprofundando

a investigacdo para avaliar se

se tratou de um crime praticado
pela internet, como parece ser.

Duplicados mas ndo removidos

Mario Malicki, pesquisador da
Universidade de Split, na Croacia,
apresentou um estudo no més
passado, num congresso sobre
avaliacdo por pares realizado

em Chicago, em que rastreou o
destino de artigos duplicados,
aqueles cujos resultados foram
divulgados em mais de um
periddico num tipo de ma conduta
que busca inflar a produtividade
do autor. Malicki e seu grupo
cruzaram o cadastro de 1.011
artigos considerados duplicados
pela Biblioteca Nacional de
Medicina dos Estados Unidos
com os registros de investigacdes
sobre duplicacdes realizadas

por revistas cientificas.

Chegaram a um conjunto de

175 papers cujos achados foram
publicados pelo menos duas
vezes. Descobriram que apenas

23 artigos desse universo

foram retirados pelos periddicos
que os publicaram. Os demais
permaneceram nas revistas.

“Se esses artigos sfo casos de ma
conduta, por que ndo remové-los?”,
perguntou Malic¢ki no evento,
segundo o blog Science Insider, da
revista Science. Elizabeth Wager,
ex-presidente do Comité de Etica
em Publicacdes (Cope), sediado
no Reino Unido, se disse surpresa.
“Os editores de revistas cientificas
devem ser os responsaveis por
limpar essa bagunca”, afirmou.

PESQUISA FAPESP 212 | 11

DANIEL BUENO



