
8  |  outubro DE 2018

O Japão se destacou em um ranking de má 
conduta científica – o dos 10 pesquisadores do 
mundo com maior número de artigos retratados 

– no qual detém a metade dos casos. Segundo um 
levantamento feito pelo site Retraction Watch, o 
primeiro nome dessa lista é o do anestesiologista 
Yoshitaka Fujii, pesquisador da Universidade Toho.  
Ele alcançou o recorde de 183 artigos retratados, depois 
de uma investigação, concluída em 2012, constatar  
que ele publicou papers com dados fabricados ao longo 
de quase duas décadas. O também anestesiologista 
Yuhji Saitoh, do Hospital Geral Kureha, em Fukushima, 
coautor de vários artigos com Fujii, aparece em  
8º lugar no ranking, com 39 retratações, empatado  
com o endocrinologista Shigeaki Kato, pesquisador da 
Universidade de Tóquio até 2012, cujos papers tinham 
diversas imagens manipuladas – quando começou  
a ser investigado, Kato ordenou que seus assistentes 
apagassem provas de seus computadores. 

Um escândalo recente colocou no ranking mais  
dois pesquisadores nipônicos: Yoshihiro Sato,  
com 43 retratações, e Jun Iwamoto, com 39. Sato,  
um neurologista do Hospital Mitate, da cidadezinha  

O hábito de cometer fraudes
Pesquisadores japoneses se destacam em lista de cientistas 
com maior número de artigos retratados

de Tagawa, adulterou 33 ensaios clínicos ao longo de  
15 anos, na maioria sobre tratamentos capazes de 
prevenir fraturas ósseas em idosos e em pacientes com 
mal de Parkinson. Havia tempo que ele despertava 
suspeitas em colegas de outros países por descrever  
em seus artigos resultados muito eloquentes sobre  
a eficácia de vitaminas e pela rapidez com que 
arregimentava voluntários para suas pesquisas clínicas 
– em um dos casos, conseguiu reunir mais de 500 
pacientes em um vilarejo em apenas dois meses. 

Evidências inequívocas contra o pesquisador foram 
encontradas por um grupo de médicos e estatísticos da 
Escócia e da Nova Zelândia. Eles demonstraram que as 
características dos grupos de pacientes de diferentes 
ensaios feitos por Sato eram muito parecidas –  
o que seria impossível de acontecer acidentalmente –, 
encontraram várias incongruências estatísticas e 
constataram que os resultados eram muito mais 
expressivos que os observados em outros testes clínicos 
com as mesmas terapias. “O grupo de Sato era 
extraordinariamente produtivo e se notabilizava por 
chegar a conclusões notavelmente positivas”, disse o 
médico Mark Bolland, pesquisador da Universidade  

Boas práticas



PESQUISA FAPESP 272  |  9

de Auckland, na Nova Zelândia, ao 
publicar as conclusões sobre o caráter 
fraudulento das pesquisas do japonês na 
revista Neurology em dezembro de 2016.  
O periódico, editado pela Academia 
Americana de Neurologia, retratou  
três artigos de Sato. Entre os prejuízos 
causados pela falsificação, Bolland 
enumerou o desperdício de recursos em 
novos ensaios para tentar reproduzir  
os achados do neurologista e a crença 
exagerada no poder de vitaminas para 
combater a osteoporose – as diretrizes 
de prevenção da doença no Japão, por 
exemplo, foram influenciadas por Sato. 

Morte
Permanecem misteriosos os motivos 
que levaram Yoshihiro Sato a se tornar 
um fraudador contumaz, pois ele 
morreu em janeiro de 2017, durante  
o curso das investigações. Uma 
reportagem recente da revista Science 
levanta a possibilidade de que a morte 
não tenha sido natural, como se 
noticiou. Sato dava sinais de problemas 
psiquiátricos e teria se suicidado,  
disse à Science o advogado de seu 
colaborador Jun Iwamoto, especialista 
em medicina esportiva da 
Universidade Keio, em Tóquio. 
Iwamoto, que é membro do Conselho 
da Sociedade de Osteoporose do Japão, 

diz que não participou diretamente  
das pesquisas que resultaram na 
retratação dos 39 artigos atribuídos  
a ele, mas admitiu que mantinha um 
acordo com Sato por meio do qual os 
dois assinavam em conjunto artigos 
feitos por seus grupos, em uma 
estratégia irregular de inflar o 
desempenho acadêmico de ambos. 
Três meses antes de morrer, Sato 
assumiu a responsabilidade sobre as 
fraudes, pediu a retratação de alguns 
de seus artigos e isentou de culpa  
os colaboradores, admitindo que 
assinaram os artigos sem que tivessem 
contribuído para eles. 

Além da incidência elevada de 
fraudes em série, sua concentração na 
pesquisa biomédica também é uma 
característica japonesa. O restante  
do ranking do Retraction Watch é 
composto por pesquisadores de 
disciplinas e de países diversos: um 
anestesista alemão, um psicólogo 
holandês, um engenheiro eletricista 
norte-americano, um cientista da 
computação de Taiwan e um químico 
chinês. Se há um traço comum entre  
os fraudadores é o gênero: são todos 
homens. “Isso corrobora os achados de 
uma pesquisa feita em 2013, segundo  
a qual há uma tendência entre 
pesquisadores do sexo masculino  

de ter artigos retratados por fraude”, 
observou o Retraction Watch, na 
apresentação do ranking.

 Michiie Sakamoto, que investiga a 
produção científica de Jun Iwamoto na 
Universidade Keio, afirmou à Science 
que o respeito à hierarquia é uma 
característica exacerbada no ambiente 
acadêmico japonês e está na raiz das 
fraudes em série. “No Japão, ninguém 
duvida da palavra de um professor”, 
disse. “Nós acreditamos nas pessoas e 
achamos que não é necessário criar 
regras rígidas e observá-las.”  
O resultado, ele explica,  
é que os fraudadores só foram 
contestados quando já estavam há 
muito tempo em atividade. No caso  
de Sato, a demora em constatar a 
fabricação teve outros ingredientes. 
Em 2003, ele publicou um artigo 
baseado em um estudo com 40 
pacientes com uma doença muito rara 
que teriam sido atendidos ao longo  
de três anos. Um neurologista do  
Reino Unido enviou uma carta à revista, 
dizendo-se surpreso com a grande 
quantidade de portadores de uma 
moléstia que ele havia visto apenas 
duas vezes na vida, mas atribuindo o 
fenômeno a uma provável prevalência 
anômala da enfermidade na  
população japonesa. n Fabrício Marquesil

us
t

r
a

ç
ã

o 
A

r
t

h
u

r
 V

er
g

a
n

i

Yoshitaka Fujii
Japão

Medicina / 
anestesiologia

183 

Fabricação de dados, 
desrespeito de normas 
éticas em ensaios 
clínicos

Joachim Boldt
Alemanha

Medicina / 
anestesiologia

96 

Fabricação de dados, 
ensaios clínicos realizados 
sem aprovação, 
coautoria forjada

Diederik Stapel
Holanda

Psicologia social

58 

Fabricação e 
manipulação de dados

Adrian Maxim
Estados Unidos

Engenharia elétrica

48 

Fabricação de dados e 
falsificação de imagens, 
coautoria forjada

Chen-Yuan Chen
Taiwan

Ciência da computação

48 

Fraude na revisão  
por pares

Campeões de má conduta
Os 10 autores com mais artigos científicos retratados, de acordo com o site Retraction Watch

País

Área

 
 Retratações 

Tipo de má 
conduta

País

Área

 Retratações 

Tipo de má 
conduta

Hua Zhong
China

Química

41 

Fabricação de dados  
e imagens

Yoshihiro Sato
Japão

Medicina / neurologia

43 

Fabricação e falsificação 
de dados, coautoria 
forjada

Shigeaki Kato
Japão

Medicina/ 
endocrinologia

39 

Fabricação de dados e 
falsificação de imagens

Jun Iwamoto
Japão

Medicina esportiva

39 

Fabricação e falsificação 
de dados, coautoria 
forjada

Yuhji Saitoh
Japão

Medicina / 
anestesiologia

39 

Fabricação de dados



10  |  outubro DE 2018

Publique ou pereça

Conflito de interesses derruba diretor 
de hospital de pesquisa

A revista científica de acesso aberto 
Nutrients perdeu todos os seus 10 
editores seniores, que renunciaram 
aos postos em protesto contra a 
pressão para publicar artigos que 
consideravam de baixa qualidade.  
O periódico foi criado em 2009  
pela Multidisciplinary Digital 
Publishing Institute (MDPI), 
empresa baseada na Suíça com  
um portfólio de 237 publicações 
técnicas e científicas. A renúncia 
coletiva resultou de um conflito 
entre a empresa e o editor-chefe  
da Nutrients, Jonathan Buckley, 
pesquisador em nutrição e fisiologia 
do exercício da Universidade do Sul 
da Austrália, em Adelaide. Em 
agosto, ele recebeu um e-mail da 
MDPI comunicando sua 
substituição no comando da revista 
a partir de 2019 por alguém que 
trouxesse “ideias novas” para a 
publicação. Para Buckley, que 
renunciou prontamente, o episódio 
foi o ponto final de um 
desentendimento acerca de  
uma política rigorosa para aceitar 
artigos: sob sua gestão, a taxa de 
rejeição de manuscritos submetidos 
à revista subiu de 55% para 70%,  
o que ajudou a elevar seu fator  
de impacto, inferior a 1 em 2011,  
para os atuais 4,7. 

O presidente da MDPI, Franck 
Vasquez, classificou a estratégia  
de Buckley como “artificial” e 
exageradamente centrada no 
aumento do fator de impacto. 
“Quando um artigo é robusto e útil 
para pesquisadores, ele deve ser 
publicado, mesmo que os 
resultados não tragam uma 
novidade”, disse à revista Science.  
A estratégia restritiva de Buckley, 
embora renda prestígio para a 
publicação, não colabora com o 
desempenho financeiro da 
empresa. Os autores de cada artigo 
selecionado pagam uma taxa de 
US$ 1,8 mil à MDPI – quanto mais 
papers publicados, maior o 
faturamento. Lynda Williams, 
pesquisadora da Universidade de 
Aberdeen, no Reino Unido, e  

uma das editoras que renunciou, 
diz que a empresa tem uma visão 
equivocada, capaz de comprometer 
o esforço para dar prestígio à 
publicação e atrair bons artigos 
científicos. Vasquez rejeita essa 
avaliação e diz que outras 
publicações da MDPI conseguiram 
ampliar o fator de impacto 
aumentando o número de artigos. 

Em 2014, as revistas da MDPI 
chegaram a ser incluídas em uma 

O oncologista José Baselga,  
diretor médico do Memorial Sloan 
Kettering Cancer Center, em  
Nova York, deixou o cargo depois 
de reconhecer que omitiu ligações 
com empresas farmacêuticas e  
de biotecnologia em dezenas de 
artigos científicos de sua autoria. 
Regras que preveem a divulgação 
desse tipo de informação em papers 
foram criadas pela Associação 
Americana de Pesquisa sobre  
o Câncer quando o próprio  
Baselga era seu presidente. 
Desde 2014, ele recebeu mais de 
US$ 3 milhões da farmacêutica 
Roche em honorários de 
consultoria e por sua participação 
em uma empresa afiliada. Também 

participava do conselho das 
companhias Bristol-Myers Squibb  
e Varian Medical Systems. 

Uma investigação feita pelo 
diário The New York Times e a 
organização jornalística sem fins 
lucrativos ProPublica mostrou que 
Baselga deixou de informar o 
conflito de interesses em 60% dos 
180 artigos científicos que assinou 
desde 2013. Em entrevista 
concedida após a renúncia, o 
médico disse que as omissões não 
foram intencionais e que planejava 
corrigi-las em pelo menos 17 artigos 
científicos, alguns deles publicados 
em revistas de grande impacto, 
como The Lancet e The New 
England Journal of Medicine. 

relação de publicações predatórias, 
aquelas que publicam papers sem 
qualidade, cobrando por isso. Mas a 
empresa apelou ao responsável pelo 
índice, o bibliotecário Jeffrey Beall, 
da Universidade do Colorado, e 
deixou de figurar na lista no ano 
seguinte. O mercado das publicações 
comerciais de acesso aberto tem 
perspectivas de expansão. No mês 
passado, 11 países europeus 
anunciaram que, a partir de 2020, só 
apoiarão projetos de pesquisadores 
que aceitarem divulgar seus 
trabalhos em revistas de acesso 
aberto. A iniciativa foi coordenada 
pela Science Europe, composta por 
instituições de fomento como a 
Agência Nacional de Pesquisa da 
França (ANR) e a recém-criada UK 
Research and Innovation, do Reino 
Unido. Segundo o grupo, não será 
mais admitida sequer a publicação 
de artigos em revistas híbridas, 
aquelas que vivem de assinaturas 
mas cobram uma taxa extra para que 
artigos sejam prontamente 
disponibilizados na web.

il
us

t
r

a
ç

ã
o

 A
r

t
h

u
r

 V
er

g
a

n
i


