
8  |  maio DE 2019

A Universidade Duke, nos Estados Unidos, 
fechou um acordo com a Justiça e aceitou 
pagar US$ 112,5 milhões, o equivalente  

a R$ 440 milhões, para encerrar um processo no 
qual uma pesquisadora da instituição era acusada de 
falsificar dados em artigos científicos e em relatórios 
apresentados a órgãos federais de fomento à 
pesquisa, como os Institutos Nacionais de Saúde 
(NIH) e a Agência de Proteção Ambiental (EPA).

Erin Potts-Kant, coordenadora de pesquisa clínica 
da divisão pulmonar na Duke Health, complexo  
de hospitais e escolas de medicina e enfermagem da 
universidade, tinha como função certificar a 
validade de resultados de trabalhos da unidade,  
mas, em vez disso, modificava dados desfavoráveis  
para facilitar a obtenção ou manutenção de 
financiamento. Projetos sobre a função pulmonar  
de ratos, que se basearam em dados manipulados, 
somaram US$ 200 milhões em verbas federais para 

Dados fraudulentos geram indenização milionária
Universidade Duke fecha acordo para pagar US$ 112,5 milhões e encerrar processo 
em que pesquisadora foi acusada de falsificações sistemáticas

pesquisa entre 2006 e 2018. Doze artigos 
científicos foram retratados também por utilizarem 
informações manipuladas. O trabalho da 
pesquisadora tornou-a coautora de dezenas de 
artigos científicos, que estão sendo investigados. 
“Potts-Kant se engajou em fraudes sistemáticas”, 
acusou o ex-analista de laboratório da universidade 
Joseph Thomas, que denunciou o caso e  
iniciou a ação contra Duke em parceria com o 
Departamento de Justiça dos Estados Unidos. 
Segundo ele, a pesquisadora chegou a inventar 
conjuntos inteiros de dados.

O escândalo chamou a atenção não apenas pelas 
cifras, mas também por recorrer a uma legislação 
raramente utilizada em casos de integridade 
científica: a Lei de Alegações Falsas, que pune 
quem comete fraudes usando recursos federais 
com o pagamento de indenizações vultosas, 
equivalentes a até três vezes o dinheiro desviado  

Boas práticas



PESQUISA FAPESP 279  |  9

ou obtido irregularmente. A maior 
parte dos US$ 112,5 milhões irá para as 
agências de fomento que financiaram 
projetos com dados falsificados. A lei 
também permite que denunciantes 
recebam até 30% da indenização 
estabelecida. No caso de Duke, o autor 
da ação, Joseph Thomas, vai receber  
US$ 33,75 milhões. “O acordo envia 
uma forte mensagem de que a fraude  
e a desonestidade não serão toleradas 
no processo de financiamento de 
pesquisa”, afirmou, em nota oficial,  
o Departamento de Justiça.

Potts-Kant perdeu o emprego em 
2013, quando o caso veio à tona e  
ela também enfrentou acusações de 
desviar dinheiro da instituição. Mas 
isso não foi o suficiente para reverter o 
estrago na reputação da Universidade 
Duke, envolvida em outros  
escândalos. Uma das mais prestigiosas 
universidades norte-americanas, 
berço de 13 ganhadores do prêmio 
Nobel e responsável por um 
orçamento anual de pesquisa na casa 
de US$ 1 bilhão, a instituição já 
enfrentava outras acusações de 
práticas negligentes. Em meados dos 
anos 2000, dois pesquisadores de 
Duke, Anil Potti e Joseph Nevins, 
selecionaram pacientes para realizar 
ensaios clínicos de métodos capazes 
de predizer a evolução de certos tipos  
de câncer e apontar o tratamento  
mais adequado. O recrutamento  
foi realizado embora já se soubesse  
que tinham sido detectados  
erros nos trabalhos científicos que 
embasavam as técnicas. Na  
contramão das evidências de que  
os métodos eram problemáticos,  
a universidade liberou os ensaios  
em fevereiro de 2010, fiando-se  

em explicações de Potti que mais  
tarde se revelaram inconsistentes  
(ver Pesquisa FAPESP nº 189). Os  
dois pesquisadores foram demitidos.

O descaso da instituição no episódio 
de Potti e Nevins foi citado como  
mau exemplo em um amplo relatório 
apresentado em abril de 2017 pelas 
Academias Nacionais de Ciências, 
Engenharia e Medicina dos Estados 
Unidos, com recomendações para 
aperfeiçoar práticas e políticas 
relacionadas à integridade científica 
nos Estados Unidos (ver Pesquisa 
FAPESP nº 255). “Não sei se  
Duke mudou suas práticas, mas não 
ficaria surpreso se o problema se 
repetisse”, criticou, na apresentação 
do documento, o bioengenheiro  
Robert Nerem, presidente do  
comitê que produziu o relatório.

No caso de Potts-Kant, a 
universidade foi acusada de 
acompanhar de modo frouxo o 
trabalho de seus pesquisadores e de 
demorar a tomar atitudes incisivas 

quando o caso eclodiu. Por conta 
disso, desde abril de 2018 os NIH 
passaram a impor restrições adicionais 
a pesquisadores da Duke. Projetos 
com financiamento a partir de  
US$ 250 mil são obrigados a fornecer 
orçamentos mais detalhados do que  
o exigido de outras instituições. 

A universidade se defendeu, em 
uma declaração oficial, dizendo que só 
descobriu a possível fraude em 2013 
depois que Potts-Kant foi demitida.  
E argumentou que, inicialmente,  
não compreendeu a gravidade e  
a extensão do crime. O reitor  
da universidade, o cientista político 
Vincent E. Price, informou que a 
instituição está revendo seus 
processos para promover a integridade 
científica. “Esperamos que os 
pesquisadores da Duke sempre  
sigam os mais altos padrões de 
integridade e praticamente todos 
fazem isso com muita dedicação”, 
disse. “Quando indivíduos não 
cumprem esses padrões e quem está 
ciente de possíveis erros não os  
relata, como aconteceu nesse caso,  
devemos aceitar a responsabilidade, 
reconhecer que nossos processos  
para identificar e prevenir desvios  
de conduta não funcionaram e tomar 
medidas para melhorar.”

 No ano passado, a universidade 
nomeou a ginecologista Geeta Swamy 
para o recém-criado cargo de 
vice-reitora de integridade científica. 
Também abriu um Escritório de 
Integridade Científica e começou a 
exigir planos detalhados e prestação 
de contas para todas as unidades da 
Duke Health. Price anunciou, ainda,  
a criação de um Painel de Excelência  
e Integridade em Pesquisa, que  
vai propor novas políticas para a 
universidade até 30 de junho, e de um 
comitê de supervisão executiva, 
liderado por A. Eugene Washington, 
chanceler para assuntos de saúde. 
“Continuamos a ter confiança na alta 
qualidade do corpo docente da Duke  
e em suas pesquisas”, afirmou Price.  
“O acordo judicial, que resulta de  
má conduta intencional que ocorreu 
em um laboratório, mas que afetou o 
trabalho de muitos pesquisadores,  
não deve diminuir o trabalho de salvar 
vidas que acontece todos os dias na 
Universidade Duke.”  n Fabrício Marques

Devemos  aceitar 
a responsabilidade 
e reconhecer que 
nossos processos 
não funcionaram, 
disse o reitor 
Vincent E. Price

il
us

t
r

a
ç

õ
es

 
z

a
n

sk
y



10  |  maio DE 2019

Punição por práticas comerciais enganosas

Plágio causa retratação de artigo de padre

A Omics International, editora  
de revistas acadêmicas sediada 
em Hyderabad, na Índia, foi 
condenada em uma ação movida 
pela Comissão Federal de 
Comércio (FTC) dos Estados 
Unidos, sob acusação de adotar 
políticas comerciais enganosas, 
que violam a legislação do país. 
Um juiz do estado de Nevada, 
onde a empresa indiana mantém 
um endereço postal, ordenou  
que a Omics pague US$ 50 
milhões à FTC e abandone 
práticas consideradas predatórias. 
A principal delas é promover  
em território norte-americano 
congressos e conferências 
talhados para arrecadar dinheiro 
de pesquisadores. 

Quando os eventos são 
anunciados, a editora convida 
pesquisadores da área para 
submeter trabalhos ou fazer 
palestras. Mas se eles aceitam e 
enviam seus manuscritos, são 
surpreendidos com a publicação 
instantânea em revistas de anais 
de conferências, sem que se  
faça uma revisão por pares 
autêntica. A conta, sobre a qual 
ninguém havia falado, finalmente 
aparece: os autores são cobrados  
a pagar taxas que alcançam 
milhares de dólares. E não adianta 
reclamar do valor e pedir a 
retirada dos artigos. Os pedidos 
são ignorados e as cobranças 
reiteradas. Segundo a FTC, a 
Omics tem o costume de listar 
nomes de editores que não têm 
nenhum vínculo com suas  
revistas nem sabem que estão 
sendo mencionados.

A editora foi criada em 2007  
e publica mais de 700 periódicos 
de acesso aberto. Quem 
comemorou a condenação foi  
o bibliotecário Jeffrey Beall, 
conhecido por criar uma lista  
na internet com periódicos 
predatórios, revistas de baixa 
importância e reputação que 
publicam artigos sem qualidade 
em troca de dinheiro – a chamada 

“Lista de Beall” acabou sendo 
removida pelo autor para evitar 
ações judiciais. “Existem 
centenas de editores predatórios, 
mas a Omics é o império do mal”, 
disse o bibliotecário ao jornal  
The New York Times. O advogado 
da editora, Kishore Vattikoti, 
anunciou que vai recorrer da 
condenação e solicitar que o caso 
seja avaliado por um júri. Ele 
argumenta que o juiz de Nevada 
não poderia ter tomado a decisão 
sozinho. O desafio para a FTC 
agora é identificar bens e  
contas bancárias que a empresa 
tenha nos Estados Unidos para 
receber os US$ 50 milhões.  
Caso a Omics insista em políticas 
predatórias, a comissão vai  
pedir que suas revistas sejam 
removidas da internet e  
promete contatar hotéis e centros 
de convenção onde a empresa  
faz suas conferências para  
alertar sobre suas práticas.

O artigo “A estrada para Emaús e a 
estrada para Gaza”, publicado em 
1994 pelo padre canadense Thomas 
Rosica, de 60 anos, foi retratado  
pela revista Worship, um periódico 
acadêmico revisado por pares 
especializado em estudos sobre 
liturgia. Isso porque o religioso 
copiou trechos de seis diferentes 
teólogos no artigo, sem mencionar  
a fonte. Não foi um caso isolado.  
O professor de filosofia da 
Universidade Dominicana de Ohio 
Michael Dougherty analisou 30 anos 
de produção literária de Rosica  
e o acusou de plagiar trabalhos de 
teólogos, jornalistas e até cardeais 
em dezenas de palestras que 
proferiu e colunas publicadas  
na imprensa. “Nosso escrutínio 
mostrou que o plágio era um hábito 
duradouro e consistente”, escreveu 

Dougherty no jornal canadense 
National Post. O padre trabalhava 
no serviço em língua inglesa do 
Escritório de Imprensa do Vaticano 
e comandava uma emissora católica 
de televisão no Canadá. Ele admitiu 
as falhas éticas, interrompeu sua 
produção de textos de divulgação e 
renunciou ao posto de conselheiro 
de uma instituição de ensino 
superior confessional ligada à 
Universidade de Toronto, o 
University of St. Michael’s College. 
“Não quero que meus erros turvem 
a governança da universidade e 
ofereçam um mau exemplo para 
estudantes, educadores e 
funcionários”, explicou o religioso 
em uma nota. “Todos sabemos que 
plagiar é errado. Minhas ações 
nunca foram deliberadas, mas 
estavam erradas.” 

il
us

t
r

a
ç

ã
o

 z
a

n
sk

y


