
90  |  DEZEMBRO DE 2019

O peso e a influência das revistas 
predatórias, publicações que 
divulgam artigos em troca  

de dinheiro sem submetê-los a uma 
avaliação de qualidade, tornaram-se 
alvo da pesquisa em integridade 
científica. Uma série de trabalhos 
publicados nos últimos meses 
evidencia esforços para identificar 
adequadamente essas publicações  
e compreender seu impacto sobre  
a comunicação científica. Dois estudos 
divulgados em setembro por médicos 
do Instituto de Pesquisa do Hospital  
de Ottawa, no Canadá, buscaram 
estabelecer uma definição 
universalmente aceita sobre o que  
é uma revista predatória. Ambos  
os manuscritos foram divulgados no 
repositório MedArxiv e são assinados 
por Samantha Cukier, do Centre for 
Journalology do instituto, um órgão 
criado para disseminar boas práticas de 
publicação entre seus pesquisadores.

Um dos estudos mapeou 93 
diferentes listas de periódicos 
enganosos: 53 foram encontradas em 
bancos de dados eletrônicos, 30 em 
sites de universidades e 10 em vídeos 
no YouTube. Pode parecer um 
contrassenso, mas é um grande desafio 
classificar de forma segura esses 
periódicos. Embora haja conteúdo 

convergente em todas as listas, 
constatou-se que apenas três foram 
construídas com base em trabalhos 
empíricos. A lista mais famosa foi 
proposta pelo bibliotecário Jeffrey 
Beall, da Universidade do Colorado, 
nos Estados Unidos, e se baseia em  
54 critérios diferentes que envolvem 
práticas falhas das publicações, o perfil 
dos editores e fatores relacionados à 
ética e à integridade. Tal complexidade 
não foi suficiente para sustentar a obra 
de Beall, que chegou a relacionar mais 
de 8 mil publicações e editoras, mas  
foi removida da internet pelo autor  
ante as ameaças de processos judiciais. 
Outra lista de publicações enganosas, 
criada pela empresa norte-americana 
Cabell International, disponível 
apenas para assinantes, tem 65 
critérios e explica as razões objetivas 
pelas quais cada revista foi incluída, 
para evitar problemas na Justiça.

O segundo trabalho do grupo 
canadense tentou chegar a algum 
consenso sobre o que torna uma  
revista predatória. Quarenta e cinco 
pesquisadores participantes de  
uma conferência sobre publicações 
fraudulentas, realizada em abril na 
Universidade de Ottawa, responderam 
a um questionário sobre as 
características desses periódicos. 

Houve entendimento sobre estratégias 
comerciais abusivas, como o envio de 
e-mails persuasivos incentivando 
qualquer pessoa a submeter trabalhos, 
e falhas como a ausência de políticas 
para retratação de artigos. Já entre  
as características sobre as quais  
houve ampla concordância, mas não 
consenso, destacam-se a não associação 
do periódico com o Committee on 
Publication Ethics (Cope), um fórum 
de editores de revistas científicas 
sediado no Reino Unido que fornece 
orientação sobre boas práticas,  
e a aparência amadora do site da 
publicação na internet. 

A dificuldade de verificar se  
os editores são mesmo afiliados  
às instituições a que dizem pertencer  
é um outro fator capaz de distinguir 
revistas predatórias, segundo os 
entrevistados. O problema é frequente. 
O médico e educador Selcuk Besir 
Demir, pesquisador da Universidade de 
Firat, na Turquia, publicou no final  
de 2018 no Journal of Informetrics um 
artigo em que investigou características 
de 735 revistas predatórias presentes 
na lista de Jeffrey Beall, distribuídas 
por 52 países. Demir constatou que, 
embora a maioria seja oficialmente 
sediada em países como Índia, Estados 
Unidos, Turquia e Reino Unido, muitos 

Mais conhecimento sobre  
revistas predatórias
Dificuldade de classificar periódicos fraudulentos  
mobiliza pesquisadores da área de integridade científica

BOAS PRÁTICAS



PESQUISA FAPESP 286  |  91

mentem sobre sua real localização – em 
119 revistas, o endereço de Protocolo  
da Internet (IP) não coincidia com  
o país declarado. A identidade dos 
editores dessas revistas foi mapeada  
e o pesquisador verificou que parte 
deles existe de verdade e atua  
em universidades, mas pelo menos  
80 eram personagens fictícios. 
Observou, também, que a maioria  
dos pesquisadores que publicavam  
no rol de revistas analisadas era  
de países com baixa tradição em 
pesquisa acadêmica, como Nigéria, 
Turquia, Botswana, Jordânia,  
Malásia, Paquistão e Arábia Saudita.

Qual impacto as publicações 
fraudulentas provocam na 
comunicação científica? Um estudo 
feito pelo cientista da informação 
Richard Anderson, pesquisador da 
Universidade de Utah, nos Estados 
Unidos, constatou que a influência  
é pequena, mas não deve ser 
negligenciada. Anderson avaliou até 
que ponto artigos publicados em 
revistas predatórias são mencionados 
em referências bibliográficas de 
trabalhos científicos sérios, aqueles 
indexados em bases de dados 
internacionais. Ele selecionou sete 
publicações predatórias no campo das 
ciências biomédicas e analisou se  

havia menção a seus artigos nas bases 
Web of Science, de mais de 90 milhões 
de documentos, e Science Direct, com 
15 milhões de publicações, e também 
entre os 200 mil artigos já publicados 
na revista de acesso aberto PLOS ONE. 
Segundo o autor, não há dúvidas sobre 
o caráter fraudulento das publicações 
escolhidas. Quatro delas – o American 
Journal of Medical and Biological 
Research, o International Journal of 
Molecular Biology: Open Access,  
o Austin Journal of Pharmacology and 
Therapeutics e o American Research 
Journal of Biosciences – foram 
reprovadas em um teste realizado em 
2017 que submeteu a vários periódicos 
um artigo sem nenhum sentido ou base 
científica. O conteúdo do artigo em 
questão era risível: tratava dos 
chamados midi-chlorians, formas de 
vida inteligente que viveriam 
simbioticamente dentro das células  
de alguns seres vivos. Essas entidades 
microscópicas, criadas na ficção da 
série Guerra nas estrelas, seriam as 
responsáveis pelo poder dos cavaleiros 
Jedi. O autor do texto era um certo 
Lucas McGeorge, alusão ao cineasta 
George Lucas. No caso das quatro 
revistas, o paper foi publicado sem 
nenhum pedido de correção. Bastou 
pagar uma taxa.

Nas conclusões de seu estudo, 
Anderson mostrou que as publicações 
predatórias apresentaram uma 
capacidade muito baixa de “contaminar” 
as referências de artigos submetidos  
a uma verdadeira avaliação por pares. 
No total, contaram-se 100 citações na 
Web of Science e oito no Science Direct. 
No caso da PLOS ONE, houve 17 
menções a artigos de uma das revistas 
predatórias, a International Archives of 
Medicine, mas todas anteriores a 2014, 
quando a revista tinha um outro dono  
e era respeitada. Das sete revistas 
analisadas, duas não tiveram nenhuma 
citação nas bases de dados. 

“Os periódicos predatórios sob 
exame raramente foram citados em 
publicações legítimas”, escreveu 
Anderson em um texto recente no 
portal The Scholarly Kitchen – ele já 
havia apresentado o trabalho em  
julho na 6ª Conferência Mundial de 
Integridade Científica, realizada  
em Hong Kong (ver Pesquisa  
FAPESP nº 281). A má notícia, diz  
o pesquisador, é que parte dessas 
publicações vem sendo considerada em 
trabalhos científicos divulgados fora 
das grandes bases de dados — uma  
das revistas analisadas chegou a ter 
36% de seus artigos citados em algum 
estudo acadêmico. n Fabrício MarquesK

O
N

FE
R

EN
ZE

N
 1

7,
  J

A
SC

H
I  

K
LE

IN
 /

 B
R

ID
G

EM
A

N
 IM

A
G

E
S 

/K
E

Y
ST

O
N

E 
B

R
A

SI
L



92  |  DEZEMBRO DE 2019

Pesquisador  
da Purdue  
admite fraude

Teoria equivocada é alvo de retratação

Qingyou Han, diretor do Centro  
de Pesquisas em Processamento  
de Materiais da Universidade  
Purdue, nos Estados Unidos, 
admitiu a um tribunal distrital 
norte-americano ter cometido 
fraudes contra a National Science 
Foundation (NSF), principal 
agência de pesquisa básica dos 
Estados Unidos. Sua mulher,  
Lu Shao, também se declarou 
culpada. Ela presidia a Hans  
Tech, empresa especializada em 
ligas ultraleves de alumínio,  
que recebeu desde 2010 mais  
de US$ 1,3 milhão dos programas 
Pesquisa em Inovação para 
Pequenas Empresas (SBIR)  
e Transferência de Tecnologia  
para Pequenas Empresas  
(STTR), mantidos pela NSF. 

O casal montou um esquema 
com múltiplas irregularidades. 
Chinês radicado nos Estados 
Unidos desde os anos 1980, Han 
era o responsável por encaminhar 
os pedidos de financiamento 
assinados pela esposa. Em 
nenhum momento, contudo, eles 
informaram a agência que eram 
casados e administravam juntos  
a empresa. Alguns dos projetos 
submetidos à NSF sugeriam  
que Han fosse contratado pela 
Hans Tech para ajudar no 
desenvolvimento de seus produtos. 
Há, ainda, comprovantes  
de pagamento de funcionários  
que eram, na verdade, os dois 
filhos do casal, com 9 e 16 anos.  
Os recursos públicos também 
foram usados para alugar por  
US$ 150 mil as dependências  
de um laboratório que não existia: 
o endereço era a casa em que  
a família morava. Os dois 
admitiram que o dinheiro da  
NSF foi desviado para pagar  
a hipoteca da casa. Em outra 
manobra contábil, Han simulou  
a venda de parte da empresa  
para um investidor interessado 
– que era ele próprio.

A ideia de que o HIV não seria  
o causador da Aids foi defendida 
nos anos 1990 pelo biólogo  
Peter Duesberg, da Universidade 
da Califórnia em Berkeley,  
nos Estados Unidos, mas caiu 
completamente em descrédito 
quando surgiram remédios que 
impediam a replicação do vírus  
e eliminavam os sintomas da 
síndrome. Em 2014, a revista 
científica Frontiers in Public 
Health publicou um artigo  
de Patricia Goodson, da Texas  
A&M University, que traçava  
um histórico da hipótese de 
Duesberg e voltava a colocar  
em dúvida o conhecimento 
consolidado sobre a causa  
da Aids. O artigo foi alvo de 
críticas, mas os editores do 
periódico decidiram mantê-lo. 
Reclassificaram-no como um  

texto de opinião e publicaram 
avaliações críticas ao conteúdo.

Passados cinco anos, o artigo  
foi finalmente retratado. O novo 
editor da revista, Paolo Vineis,  
do Imperial College de Londres, 
considerou que a estratégia 
adotada por seus antecessores  
foi ineficiente. Enquanto o texto 
de Goodson já foi visualizado mais  
de 90 mil vezes, os comentários 
críticos despertaram menos 
interesse, sendo visualizados  
20 mil vezes. O agravante é que o 
artigo seguiu sendo compartilhado 
em redes sociais como evidência 
da veracidade da teoria marginal.  
“A atenção continuada que esse 
artigo recebe apresenta um risco 
potencial à saúde pública ao dar 
credibilidade a alegações refutadas 
que colocam dúvidas sobre a causa 
da Aids”, informou a publicação.

O caso foi investigado pela  
NSF, a polícia da cidade de 
Michigan e o FBI. O procurador 
encarregado da acusação,  
Thomas Kirsch, disse que 
esquemas desse tipo, realizados 
por um membro respeitado da 
comunidade científica, são  
uma afronta à agência e privam  
de recursos outras empresas  
mais merecedoras de produzir 
inovações e avanços. “Os 

investimentos em projetos de 
pequenas empresas da NSF são 
financiados por dólares dos 
contribuintes e devem ser usados 
como capital semente para ajudar 
a impulsionar a inovação e o 
avanço da ciência e da tecnologia”, 
disse, de acordo com o site do 
Departamento de Justiça dos 
Estados Unidos. A sentença  
do casal será definida em uma 
audiência em janeiro.


